quarta-feira, 6 de julho de 2011

Collor discursa em homenagem ao senador Itamar Franco

O senador Fernando Collor (PTB) foi à tribuna na tarde desta terça-feira (5/7) para prestar homenagem ao companheiro de chapa na disputa presidencial de 1989, quando foi vice na chapa encabeçada por Collor. Durante discurso, o senador petebista destacou a importância de Itamar na luta pela democratização do Brasil
- A transição para o regime democrático, a bem da verdade, começou a se esboçar com o resultado das eleições legislativas de 1974. Naquele pleito a oposição, representada pelo então MDB conseguiu a maioria das cadeiras, fato que a transformou em um verdadeiro foco de resistência ao regime militar vigente à época. E um dos quadros de maior expressão, a partir de 1975. Ele desempenhou um autêntico papel de opositor ao governo, chegando inclusive à vice-liderança do partido nos anos de 1976 e 1977 - afirmou.
Collor lembrou que por duas legislaturas consecutivas, Itamar Franco exerceu mandato de Senador numa época de exceção às mais fundamentais regras da democracia, a começar pela plena liberdade de expressão. “A missão lhe outorgada na ocasião pelo povo mineiro permitiu a ele participar, mais de perto e com grande liderança, da campanha das “Diretas-Já”, em 1984, emenda a qual tive a oportunidade de votar favoravelmente, mas que, infelizmente, não foi aprovada”.
O senador disse ainda que o requerimento apresentado por ele para a realização de sessão especial em homenagem ao senador Itamar Franco, no dia 10 de agosto, foi subscrita por mais nove senadores, entre os quais o presidente do Senado, José Sarney e o líder do PMDB, Renan Calheiros.
Por fim, Collor recordou que, embora tenham ficados separados por um longo período, retomaram, no inicio deste ano, o convívio, prevalecendo a admiração, a amizade e o respeito mútuo. “Hoje, pertenço ao Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, primeira agremiação à qual o Presidente Itamar Franco se filiou no início de sua carreira política, ainda em 1954”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário