quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Collor condena exclusão de jornalistas e Gurgel do relatório da CPI do Cachoeira


O senador Fernando Collor (PTB-AL) condenou em Plenário a retirada das acusações contra cinco jornalistas e contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do relatório final da CPI do Cachoeira. Nesta quarta-feira (28), o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentou nova versão do relatório, o qual modificou após pressão de parlamentares da oposição e de governistas. No documento criticado por Collor, não mais constam os pedidos de investigação da conduta de Gurgel em relação à operação Vegas, da Polícia Federal, e de indiciamento de cinco jornalistas, entre eles, Policarpo Júnior, da sucursal da revista Veja em Brasília. A retirada dessas partes causou “estranhamento”, na opinião de Collor. Na primeira versão apresentada, disse, Odair Cunha afirmava não restarem dúvidas que Policarpo contribuiu com a organização criminosa de Carlinhos Cachoeira. O senador fez questão de ler diversos trechos retirados pelo relator. “Não restam dúvidas de que o jornalista Policarpo Junior aderiu à organização criminosa de Carlos Cachoeira, colaborando intensamente para o êxito e a continuidade de suas atividades e a impunidade de seus líderes”, leu Collor. Outra parte retirada do relatório, disse o senador, é a que apresentava afirmações do juiz da 11ª Vara da Justiça Federal em Goiás, Paulo Augusto Moreira Lima, ao decretar a prisão de Cachoeira. No trecho lido pelo senador, o juiz afirma que membros da imprensa serviam à organização de Cachoeira, por ela sendo manipulados e utilizados. O juiz também afirma haver uso de jornalistas “para a divulgação de conteúdo capaz de favorecer os interesses do crime”. Collor leu ainda outro trecho da primeira versão do relatório, no qual o relator afirma que Policarpo era “um braço midiático” da organização de Cachoeira e rechaça a hipótese de que o bicheiro seria apenas uma fonte do jornalista. O texto de Odair Cunha dizia que Cachoeira usava Policarpo em favor dos interesses da quadrilha, reforçou Collor.
- Essas constatações são secundárias, como justificou o relator para retirá-las do documento, apesar da contundência e clareza de sua própria argumentação no relatório? A gravidade desses fatos - vinculando setores da imprensa, mais particularmente a revista Veja, sempre ela, e seus servidores com o crime organizado - é ou não é de interesse da sociedade brasileira? – acusou o senador, que classificou a revista como "um verdadeiro coito de bandidos".
Já sobre Roberto Gurgel, continuou Collor, a primeira versão do relatório da CPI apontava “desvios de responsabilidade constitucional, legal e funcional” e recomendava que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investigasse o procurador-geral.
Collor disse considerar "inadmissível" que essas duas partes sejam retiradas do texto, por serem de "interesse nacional" e por configurarem "fatos relevantes" encontrados pela CPI. Ele disse que vai propor a reinserção dessas acusações no relatório e o acréscimo de indícios contra outros procuradores do Ministério Público e ainda outros jornalistas da Veja.

Agência Senado

4 comentários:

  1. Presado Senador, se existe um fio de esperança ele se chama Collor, não desista o Brasil ainda precisa muito do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. senador frenado Collor , ou segundo passos para a grande caminhada já foi dado , agora o Sr precisa deixa claro para muita gente que não os conhece que o monstro que pitarão era de mentira que o dono desta obra maléfica e o mesmo que hoje responde mais o menos 12 processos o tal do faria o tal lide dos estudantes e que o sr foi julgado por um ato que na qual não cometeu o O SENHOR NAO DEVE NUNCA DEIXA DE DIZER PARA TODO QUE O QUE ESISTE DE BOM HOJE E OBRA DO SENHOR HOJE ESTAO TODOS DE CARONA QUANDO O SENHOR ENTROU A INFLASAO ERA APROXIMADAMENTE 80% COM A NESSECIDADE DA FREIADA BRUSKA FOI QUE DEU SERTO ABRIU AS IMPORTASAO GRASSAS A DEIUS E O SENHOR E QUE O TEMOS DE BOM E OBRA DO SENHOR FERNADO SENADOR A GALINHA POE UM OVO E SAI GRITANDO PARA TODO MUNDO OVIR VAMOS TIRAR ESTE FARDO DOS OMBROS O SENHOR TEM SUBCIDIOS DE MAIS PARA TIRA ESTE FARDO E MELORAR A IMAGEM PERANTE A SOCIEDADE O SR FOI JULGADO POR UM FIAT ELBA O PT E MAIS DE MENSALAO E TANTOS MILHOES O SR FOI ABSOLVIDO OS PETISTAS CONDENADOS OS O LIDER DOS CARAS PINTADA 12 PROSSESOS JENTE E IGUAL TAPETE DE VEZ EM QUANDO TEM QUE LEVAR UMA BELA SACODIDA ,PARA FINALISAR SER COMERCAR AGORA A TRABALHAR ESTAS SITUASOES ATER 2024 ESTAREMOS DE VOLTA SER DEUS QUISER SENADOR OS GRANDES LIDES NACE DAS REVOLTAS ATT MANOEL PASSOS

    ResponderExcluir
  3. senador estamos com muita soledade de um líder de fato não de convencia como e o PT

    ResponderExcluir
  4. ou que sei foi que todos estão de carona, tudo isso e obra de Fernando Collor de Melo quando ele assumiu em meados de 90 isso era um inferno a inflação era mais de 80 % ele freio tudo baixo a inflação abriu a importação ai sim começou a vira economia de mercado mais infelizmente o povo não quis saber fizera o um compro para tira da presidência os tais cara pintada que foi a machinha da maldade tem deles na politica respondendo mais de 10 processos este e o brasil que o brasil não conhece a esqueci de dizer que o frenado Collor foi cassado por causa de um fiat Elba que nem conseguirão prova para saber ser era realmente verdade que hoje deve vale 1000, reais o PT com o mensalão e por volta de hum bilhão
    Responder
    0

    ResponderExcluir