sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lula se reúne com Collor, visita Alagoas e anuncia medidas para ajudar desabrigados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou na terça-feira (22/6) pela manhã reunião com o chamado "gabinete de crise" para definir as medidas emergenciais adotadas pelo Governo Federal na ajuda aos estados de Alagoas e Pernambuco, atingidos pelas enchentes nos últimos dias. Na noite de segunda-feira, o presidente recebeu, na sede do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), os governadores Teotônio Vilela (AL) e Eduardo Campos (PE), além dos senadores Fernando Collor e Renan Calheiros. Na oportunidade Lula anunciou que na quarta-feira (23/6) faria visita aos dois estados para ver de perto os estragos provocados pelas chuvas. O ministro Marcio Fortes, das Cidades, em entrevista exclusiva ao jornal "A Gazeta", adiantou que a prioridade determinada pelo presidente Lula era com relação à saúde e o atendimento aos desabrigados. "O presidente determinou que sejamos ágeis. Primeiro vamos pensar em preservar a saúde dos sobreviventes. Tem que ter alimento, água potável, medicamentos, e também definir onde os desabrigados ficarão instalados temporariamente. É preciso encontrar alternativas para os municípios onde não existam abrigos", disse Fortes. A reunião com o presidente Lula durou cerca de uma hora e meia e os representantes dos dois estados levaram fotos e vídeos para mostrar a situação de calamidade em que se encontram Pernambuco e Alagoas.

O governador Teotônio Vilela comparou a tragédia em Alagoas ao terremoto do Haiti. Em Alagoas 22 municípios foram atingidos mais fortemente pelas chuvas, resultando em cerca de 70 mil desalojados, mais de 40 mil casas destruídas, 22 mortos e cerca de mil pessoas desaparecidas. O senador Fernando Collor, ao sair da reunião, disse que o presidente Lula tranqüilizou a todos ao assegurar a liberação dos recursos necessários para a reconstrução do que foi destruído pelas águas. Ele destacou a preocupação do presidente Lula com a situação ao recomendar a todos os ministros agilidade nas ações para o atendimento aos dois estados.
- Infelizmente as vidas que se foram são irrecuperáveis, mas as estradas, as pontes, as casas, o presidente garantiu que irá reconstruir. Ainda não se estabeleceu valores, eu acredito, que inicialmente seriam liberados R$ 200 milhões, que é o que consta no Orçamento da União para o atendimento às catástrofes. Isso poderá ser ainda suplementados, mas neste momento, os valores não importam, o que importa e a decisão do presidente Lula de que independentemente do valor, atenderá a todos aqueles que sofreram com as chuvas – assinalou Collor.
Entre as medidas que poderão ser adotadas pelo Governo Federal anunciadas na reunião, o senador Collor destacou a liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos desabrigados para a reconstrução de suas casas, a exemplo do que ocorreu nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina no início deste ano, bem como a edição de uma Medida Provisória para abrir crédito suplementar. Também participaram da reunião os ministros Márcio Fortes, das Cidades e Paulo Bernardo, do Planejamento.


Veja também:


Governo libera R$ 500 milhões para Alagoas e Pernambuco

Governo divulga locais para doações aos estados de Alagoas e Pernambuco

Confira a seguir o vídeo com entrevista do presidente Lula sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário