quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ainda o Debate Gazeta/Globo


Fernando Collor mostrou que é o candidato mais preparado para governar Alagoas com competência, firmeza e as melhores propostas. Seguro e tranquilo, Collor destacou-se por suas posições claras a respeito das principais soluções para tirar Alagoas do atraso e da pobreza, com as mais altas taxas de mortalidade infantil, desemprego e violência contra os jovens.

1° Bloco

Questionado sobre o problema do crescimento das cidades, Collor explicou que quando foi Prefeito de Maceió, em 1979, criou o Plano Diretor para ordenar o crescimento e fez um trabalho forte para atrair o turismo, doando o terreno para a construção do hotel Jatiúca e urbanizando a orla da Ponta Verde e Jatiúca, contribuindo decisivamente para tornar Maceió segundo pólo turístico do Nordeste.

2° Bloco

Agra e Piones tentaram tumultuar o debate. Perguntado sobre a acusação de manipulação de pesquisas, Collor afirmou que o Instituto Gape tem total autonomia e é formado por profissionais da UFAL, sem nenhuma interferência externa. Informou que a própria Justiça Eleitoral utilizou as pesquisas do Gape para comprovar que a eleição de 2006 foi um processo lícito. Collor lamentou as provocações e reafirmou que gostaria de discutir propostas para melhorar o ensino, como a educação continuada e escolas de tempo integral, que vai construir, tirando os jovens da rua e da ameaça das drogas.

3° Bloco

Na pergunta sobre a Saúde em Alagoas, Collor afirmou que esteve em União dos Palmares tentando evitar o fechamento do único hospital na região do Mundaú por falta de apoio do governo para conseguir recursos federais. Lembrou que como Presidente da República recebeu vários prêmios da Unicef e da ONU por seus programas na Saúde, concluiu o Hospital Universitário e construiu o Hospital Geral do Estado. "Precisamos investir mais na Saúde e a Lei de Responsabilidade Fiscal permite mais recursos, que hoje não são usados." Collor vai priorizar as UPAs, melhorar os salários e lutar para aumentar o repasse do SUS para os hospitais. Collor questionou o atual governador sobre a poluição das praias e lagoas. O governador admitiu que a capital tem "as aguas mais bonitas e também as mais horrorosas" e disse que está fazendo um programa de saneamento. Collor esclareceu que os dados apresentados não coincidem com os oficiais e que apenas 11,3% das casas tem saneamento básico. Lembrou também que depois da drenagem da bacia da Pajuçara, construção do emissário submarino e a dragagem da lagoa do Mundaú que fez como Governador, em 1988, nada mais foi feito. Teotonio ficou sem resposta.
4° BlocoTeotonio e Lessa trocaram acusações. Teotonio disse que recebeu o governo de Lessa com altos índices de violência. Lessa acusou Teotonio de não se preocupar com a educação e não ter capacidade para usar os recursos federais. "O que o governador fala não bate com a realidade", disse Lessa. "O que você diz parece uma brincadeira", rebateu Teotonio.

Collor apresentou suas propostas de Governo, como as escolas de ensino integral e educação continuada, com quatro refeições e assistência médica e dentária, que vai semear por todo o estado. Collor concluiu: "A esperança de uma Alagoas melhor é o que me motiva a ser Governador. Vou colocar minha experiência a favor do povo alagoano e fazer as mudanças aconterem." Durante o debate, todos os candidatos, sem exceção, não perderam a oportunidade de comentar e criticar a péssima situação em que Alagoas se encontra. O atual governador ainda tentou se justificar repetindo várias vezes "que ainda há muito a fazer". Ou seja: ele mesmo reconhece que não fez quase nada.

A pergunta fica no ar: ele merece mais quatro anos?


3 comentários:

  1. Assistimos ao debate aqui em Anadia e todo mundo ficamos ainda mais convictos de que teremos Collor novamente levando o progresso para Alagoas. É 14!!!!

    ResponderExcluir
  2. Atalaia também está empolgada com a perspectiva da voltas de nosso líder maior. VIVA COLLOR

    ResponderExcluir
  3. Depois da participação do Collor nesse debate, estou mais convicta do que nunca. COLLOR SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir