sábado, 7 de agosto de 2010

Collor anuncia resultados de debates na CI sobre formação de mão-de-obra em infraestrutura

Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), o senador Fernando Collor (PTB-AL) destacou a aprovação, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), do relatório final com as sugestões apresentadas ao longo de 12 audiências públicas realizadas pelo colegiado no primeiro semestre deste ano.
O ciclo de debates, que contou com a participação de representantes do poder público, iniciativa privada e mundo acadêmico, teve o objetivo de debater e buscar soluções para um dos principais gargalos do setor de infraestrutura: a crescente necessidade de mão-de-obra qualificada no país.
O documento será encaminhado a diversas entidades e instituições do país para conhecimento e análise.
Em relação às ações no âmbito do governo federal, Collor citou a que sugere vincular a concessão do seguro-desemprego à realização de curso de qualificação ou recapacitação profissional pelo trabalhador.
O senador disse ainda que é preciso expandir a oferta de vagas nos cursos de Engenharia e programas voltados ao acesso e à permanência de alunos de ambos os sexos na carreira. Também defendeu a contratação de professores com comprovada experiência prática nas áreas tecnológicas e de infraestrutura, a fim de articular a formação profissional com as demandas do mundo do trabalho.
Collor ressaltou que a demanda por mão-de-obra qualificada já havia sido identificada e recorrentemente apontada durante a primeira série de 16 painéis de discussão realizados pela comissão em 2009, especificamente para debater os gargalos setoriais da infraestrutura.
Em todas essas audiências públicas, afirmou, a escassez e a deficiência de recursos humanos qualificados aparecem como um dos principais problemas que o Brasil precisa superar a curto, médio e longo prazos.

Da Redação / Agência Senado

Leia o pronunciamento na íntegra...

Confira também o vídeo a seguir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário