terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ibope: Dilma Rousseff pode vencer no primeiro turno


A candidata pela coligação "Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem e poderia ganhar a eleição para presidente da República já no primeiro turno. Segundo pesquisa Ibope divulgada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, a candidata tem 51% das intenções de votos válidos.Na simulação de primeiro turno, Dilma recebeu 43% das intenções de voto e está 11 pontos percentuais à frente do adversário José Serra (PSDB), que tem 32%. Já a candidata Marina Silva (PV) continuou com 8% da preferência do eleitorado.As intenções de voto em Dilma subiram 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa Ibope, divulgada no início de agosto, enquanto José Serra perdeu 2 pontos. Naquele levantamento, Dilma tinha 39% das intenções de voto e Serra, 34%.Num eventual segundo turno, Dilma venceria a eleição com 48% dos votos dos eleitores contra 37% de Serra. O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa espontânea

Quando o Ibope não mostra os nomes dos candidatos, Dilma também aparece em primeiro lugar. A candidata tem 31% da intenções espontâneas, bem à frente de Serra (19%), Marina (5%) e os demais têm 2%. Os votos brancos e nulos somam 7%, e os indecisos são 35%.A rejeição é maior em relação ao candidato do PSDB: 27% dos consultados pelo Ibope disseram que não votam nele. Esse percentual é bem menor em Dilma (19%) e Marina (15%). Além de ser menos rejeitada, Dilma tem um potencial de maior crescimento nas intenções de voto, pois 18% dos eleitores ainda não sabem que ela é a candidata do presidente Lula.

Debate e entrevistas na TV

O Ibope também mediu a influência do debate na TV Bandeirantes e das entrevistas dos presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo. Segundo o instituto, apenas 13% dos entrevistadores assistiram ao primeiro debate dos candidatos na televisão. Dilma foi vista como a vitoriosa por 10% dos eleitores, seguida de Serra (8%), Marina (2%) e Plínio de Arruda Sampaio (1%).

Na entrevista ao Jornal nacional, Dilma teve a melhor audiência e foi vista por 26% dos eleitores - mais do que Serra (24%) e Marina (22%). O desempenho da petista foi considerado ótimo/bom por 23% dos espectadores, melhor do que o candidato tucano (20%) e da candidata verde (16%).

Um comentário:

  1. Collor está certíssimo em apoiar Dilma. Só vou votar nelle aqui em Alagoas por isso.

    ResponderExcluir